Perguntas Frequentes

Nesta página vais poder encontrar as respostas às perguntas mais frequentes que poderão existir.
Os GEEKS d'OURO é organizado pela equipa do Café Mais Geek. Outro nome importante que deve ser referido nesta organização é a Academia Portuguesa da Cultura Geek, uma iniciativa que arrancou da organização para que todos os anos tenhamos nomeados mais credíveis, equilibrados e interessantes.
Desde a segunda edição dos GEEKS d'OURO que os nomeados são selecionados por um conjunto de meios de comunicação social especialistas nas várias áreas dos prémios. Este conjunto, apelidado de Academia Portuguesa da Cultura Geek, foi selecionado pelo trabalho realizado em prol da divulgação de toda a cultura geek em Portugal. Cada membro representa até um máximo de três áreas diferentes dos Prémios tendo em conta a sua atuação na comunidade.
Os nomeados são escolhidos através de um conjunto de listas de candidatos enviadas por cada um dos membros da Academia Geek. As listas de cada membro contém um máximo de cinco candidatos referentes a lançamentos nacionais (exceto as categorias de Melhor Anime e Melhor Manga). Após análise de todos os candidatos, são automaticamente selecionados para a lista de nomeados aqueles que mais vezes forem escolhidos. Se numa das categorias existir algum empate, é fornecida uma lista com os nomes empatados a todos os representantes daquela categoria, pedindo para que seja ordenado por ordem de preferência. Os mais bem cotados são então inseridos na lista de nomeados finais. No caso de não se chegar a um consenso, serão os membros da equipa do Café Mais Geek a decidir qual o favorito para entrar na lista de nomeados.
A primeira edição foi realizada dessa forma. Contudo, a equipa do Café Mais Geek não é suficiente para decidir um conjunto tão grande de nomeados. Julgamos que ter esta Academia Geek é uma mais valia para a credibilidade e para o equilíbrio da lista de nomeados. Os GEEKS d'OURO são agora um conjunto de várias opiniões de diferentes tipos de plataformas e não apenas de uma plataforma, tornando assim os candidatos cada vez mais versáteis e interessantes.
A Academia Portuguesa da Cultura Geek, ou Academia Geek, foi uma iniciativa com origens na segunda edição dos prémios que pretende juntar o maior grupo de meios de comunicação social independentes, dentro das diversas áreas dos prémios, de forma a tornar os nomeados cada vez mais competítivos. Na IIª Edição dos Prémios GEEKS d'OURO esta Academia Geek contou com um grupo de 26 meios. Nesta IIIª Edição dos Prémios GEEKS d'OURO o número de vagas para a Academia Geek subiu e assim contamos com 44 meios confirmados pelas submissões.
Não tendo um prémio que homenageie estas plataformas, esta é a nossa forma de o fazer dando os parabéns a todos pelo trabalho que diáriamente fazem para levar o melhor conteúdo ao público português.
Podem ser! Nesta edição foi apresentada a submissão de candidaturas publicas que decorreu entre o dia 1 de novembro de 2020 e o dia 20 de dezembro de 2020. Estas submissões não garantem a nomeação da produção, mas são uma forma de ajudar a que todos os criadores possam apresentar os seus trabalhos à Academia Geek e assim reduzir a probabilidade de que algum trabalho fique de fora das hipóteses. As candidaturas não são obrigatórias e a Academia Geek irá continuar a fazer as suas escolhas no processo habitual, podendo considerar também todos os trabalhos submetidos.
Os vencedores são todos escolhidos pelo voto do público, através de um formulário criado para o efeito. No caso de algum empate em alguma das categorias, são reunidos os membros da Academia Geek, representantes da categoria empatada, para chegar a um vencedor final.
Neste momento, os Prémios GEEKS d'OURO são apenas simbólicos tendo em conta a entrega de uma estatueta original, desenhada e moldada em 3D pela própria organização. Acima de tudo e principalmente nesta fase inícial onde estes prémios se tentam afirmar como um ponto importante anual da cultura geek, procuramos dar a conhecer o máximo da cultura. Cada decisão, alteração ou novidade dos prémios visão sempre o crescimento da cultura em Portugal e a possibilidade de apoiar os vencedores em algo mais que um prémios simbólico está claramente em cima da mesa.
Entendemos que a nível nacional o mercado ainda é muito pequeno para que tenhamos um conjunto interessante de nomeados. Apesar de não estar fora de hipóteses futuras, não temos planos para já de colocar essas categorias com lançamentos nacionais oficiais.
Contudo nesta IIIª Edição dos Prémios GEEKS d'OURO teremos prémios nacionais em ambas as áreas.
Em algumas áreas a diversidade de géneros é muito grande e nem sempre todo o conteúdo se identifica com a ideologia da organização para estes prémios. Por essa razão decidimos fazer esta distinção nas áreas que julgamos ser mais necessário. A categoria de Melhor Filme Geek, Melhor Série de Televisão Geek e Melhor Livro Geek vêm assim substituir as categorias principais da cada uma destas áreas dos prémios. Áreas como a de Banda Desenhada, dos Videojogos, Jogos de Tabuleiro, Anime e Manga são as que entendemos estarem inteiramente ligadas ao mundo geek e por isso não necessitam desta distinção.
Nas categorias onde essa palavra está presente, significa que os conteúdos aceites têm de estar inteiramente ligados a géneros de fantasia, ficção cientifica, terror, ou qualquer outro género que de alguma forma se ligue ao mundo geek. Como exemplo destas exceções podemos olhar para o filme JOKER de 2019, que apesar de ser um Drama está diretamente relacionado com a DC Comics.
Os vencedores serão apresentados numa gala, tal como aconteceu nas restantes edições. Esta gala, devido à situação que vivemos atualmente será novamente digital. Poderás assistir a todos os momentos através de uma transmissão online. Além da apresentação dos vencedores, esta gala é um momento de festa e entretenimento onde fica prometido um serão muito divertido. Fica atento a esta página para saberes tudo.
A gala da IIIª Edição dos Prémios GEEKS d'OURO irá acontecer a 6 de março de 2021. A cerimónia será apresentada numa transmissão online.
Devido à situação pandémica que vivemos a gala não terá qualquer público. A segurança de todos é o mais importante e por isso todos, incluindo os membros da organização terão uma presença digital. Podem assistir a toda a gala através da transmissão online.
Apenas alguns membros da organização têm acesso aos vencedores antes do restante público. Todas as entidades nomeadas e vencedoras não têm acesso prévio aos vencedores e os membros da Academia Geek apenas têm acesso em caso excecional de participação direta na gala de entrega de prémios.
Sim, estamos sempre abertos às sugestões do nosso público. Para o fazer basta enviar um email para a equipa do Café Mais Geek através da nossa página ou através do nosso email oficial .
Podes sempre deixar as tuas opiniões e sugestões através do nosso email oficial ou através deste formulário do google. Podes ainda contactar qualquer uma das redes sociais do Café Mais Geek para falar diretamente com a organização.

IIIª Edição dos Prémios GEEKS d'OURO

13 de março, 2021
Transmissão online