Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Nesta página vais poder encontrar as respostas às perguntas mais frequentes que poderão existir.
Na segunda edição dos GEEKS d'OURO os nomeados foram selecionados por um conjunto de plataformas/indivíduos especialistas em várias áreas. Este conjunto, que gostamos de apelidar de Academia Geek foi selecionado pelo trabalho realizado em prol da divulgação de toda a cultura geek em Portugal. Podem ver a lista completa aqui.
Os nomeados foram assim escolhidos através de um conjunto de listas de candidatos enviadas por cada um dos membros da Academia Geek. Cada membro foi escolhido para uma ou algumas categorias distintas, tendo em conta o seu trabalho. As suas listas continham um máximo de cinco candidatos referentes a lançamentos nacionais (exceto as categorias de Melhor Anime e Melhor Manga). Após averiguação de todos os candidatos, confirmaram-se aqueles que se encontravam em várias listas, ficando automaticamente nomeados. Em caso de empate em alguma das categorias, solicitou-se à equipa do Café Mais Geek, mais precisamente aos membros da área pretendida para escolher os seus favoritos entre os empatados.
A primeira edição foi realizada dessa forma. Contudo, a equipa do Café Mais Geek não é suficiente para decidir um conjunto tão grande de nomeados. Julgamos que ter esta Academia Geek é uma mais valia para a credibilidade e para o equilíbrio dos nomeados. Os GEEKS d'OURO são agora um conjunto de várias opiniões de diferentes tipos de plataformas e não apenas de uma plataforma, tornando assim os candidatos cada vez mais versáteis e interessantes.
Os vencedores são todos escolhidos pelo voto do público, através da página destinada. No caso de algum empate em alguma das categorias, são reunidos os membros da Academia Geek, referentes à categoria empatada, para chegar a um vencedor final.
As votações terminam dia 16 de fevereiro às 23h59.
Estes prémios especiais e exclusivos desta edição são totalmente de escolha do público. São 9 categorias que poderão colocar qualquer resposta, desde que contem com lançamento oficial entre o início de 2010 e o final de 2019. A ideia destes prémios é galardoar de forma descontraída alguns acontecimentos da década que terminou.
As votações terminam dia 16 de fevereiro às 23h59.
Não! Todos os nomeados são escolhidos porque para a Academia Geek merecem ser nomeados como os melhores das suas áreas. Qualquer conteúdo de entretenimento que tenha lançamento nacional oficial entre o dia 1 de janeiro de 2019 e o dia 31 de dezembro de 2019 foi considerado. As categorias de Melhor Anime e Melhor Manga são contabilizados lançamentos internacionais.
Entendemos que a nível nacional o mercado ainda é altamente pequeno para que tenhamos um conjunto interessante de nomeados. Apesar de não estar fora de hipóteses futuras, não temos planos para já de colocar essas categorias com lançamentos nacionais oficiais.
Tal como na primeira edição irá ter lugar uma gala ao vivo onde serão anunciados os vencedores e onde poderão contar com um conjunto de apresentações todas relacionadas com o mundo geek. Essa gala terá também transmissão online no dia seguinte à data do espetáculo ao vivo. Fica atento a esta página para saberes tudo.
A gala GEEKS d'OURO irá acontecer no mês de março (dia ainda a definir), num sábado entre as 21h e as 23h. A cerimónia será apresentada no Centro Cultural de Penacova.
Será cobrado um valor simbólico de 2GEEKS que irá reverter para uma causa solidária. (Mais informações em breve.)
Apenas alguns membros do Café Mais Geek, organizadores dos GEEKS d'OURO, têm acesso aos vencedores antes do restante público. Todas as entidades nomeadas não têm acesso prévio aos vencedores e os membros Academia Geek, apenas em caso excecional de empate em alguma categoria, como já explicado anteriormente.
Sim, estamos sempre abertos às sugestões do nosso público. Para o fazer basta enviar um email para a equipa do Café Mais Geek através da nossa página.

IIª Edição GEEKS d'OURO

16 de maio, 2020
Transmissão online